GENÉTICA CANINA: A ESCOLHA DE UM CÃO
Além disto, saiba que algumas doenças são comuns na raça, e que com métodos adequados de criação podem ter sua chance de ocorrência na ninhada diminuída, ou até mesmo serem evitadas!
Por isso, o segundo passo é questionar o criador como ele trabalha neste sentido!
Clique no link de cada doença ou problema para entender como avaliar a qualidade do trabalho do criador, ao reproduzir seus animais. Assim você pode escolher adquirir um filhote com mais chance de ser saudável.
A displasia coxofemoral, que ocorre em 73,4% dos cães*
A displasia de cotovelo, que ocorre em 33,8% dos cães**
A cistinúria, que ocorre em 18% dos cães***
Estatísticas de estudos internacionais:
* https://www.ofa.org/diseases/breed-statistics#detail (estatística dos EUA): esta prevalência corresponde à proporção de exames de imagem anormais. Embora para esta raça, um número menor de cães com diagnóstico da doença efetivamente desenvolva os sinais clínicos, o controle da doença nos cruzamentos é extremamente importante.
**https://www.ofa.org/diseases/breed-statistics#detail (estatística dos EUA): esta prevalência corresponde à proporção de exames de imagem anormais. Embora para esta raça, um número menor de cães com diagnóstico da doença efetivamente desenvolva os sinais clínicos, o controle da doença nos cruzamentos é extremamente importante.
*** Godoi e cols (2011). Urolitíase por cistina em cães no Brasil. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.63, n.4, p.881-886, 2011 (pdf)
Área do criador
LEMBRE-SE!
Como comprador você tem um papel importante na melhoria da qualidade da criação!
EXIJA UM TRABALHO CORRETO!