top of page
Existem maneiras ainda mais eficientes de diminuir a chance de nascimento de animais que desenvolvam endocardiose da valva mitral

           

      A avaliação da endocardiose da valva mitral é feita através da auscultação. Existem protocolos de avaliação do murmuro da valva mitral com graduação relacionada a intensidade dos outros sons do coração, ou seja, quanto mais alto o murmuro comparado aos outros sons, maior o grau.
       Como é uma doença que naturalmente pode se desenvolver com o envelhecimento do animal, a avaliação deve levar em conta a idade do cão que está sendo avaliado. Um cão jovem com murmuro mais alto é mais preocupante do que um cão mais velho com o mesmo grau.
     O Kennel Club da Inglaterra (The kennel club - UK) segue a recomendação de reprodução com base tanto no murmuro da valva quanto no nível de prolapso da valva mitral, que pode ocorrer antes mesmo do murmuro. 

2 anos de idade:

4 anos de idade:

6 anos de idade:

Verde: Menor risco de desenvolver endocardiose da valva mitral e menor risco de passar a condição para a prole.

Amarelo: Maior risco de desenvolver e passar a condição para a prole. Apenas cães saudáveis e com bons resultados em outras avaliações podem ser usados (com cautela) para o acasalamento e apenas com outros cães de categoria verde e, preferencialmente, a partir de 4 anos.

Vermelho: Maior risco dentre todos os graus de passar a condição para a prole. Não devem ser utilizados para a reprodução.

Para saber mais:
- University of Prince Edward Island: https://cidd.discoveryspace.ca/disorder/mitral-valve-dysplasia.html
- University of Prince Edward Island: https://cidd.discoveryspace.ca/breed/bull-terrier.html

Colaboração: Aléxia Victória Ladeia

Graduanda em Medicina Veterinária pela UFBA

Bolsista de Iniciação Científica do grupo MegaGen-UFRGS

Bolsa Instituto Premier Pet

Colaboração: Frederico Aécio Soares, Médico Veterinário,

Mestre e Doutor em Ciências Veterinárias – ênfase em Cardiologia. 

VER O QUE MAIS COLOCAR AQUI

bottom of page