GENÉTICA CANINA: A ESCOLHA DE UM CÃO
Existem maneiras ainda mais eficientes de diminuir a chance de nascimento de animais que apresentem braquicefalia excessiva
O formato dos ossos do crânio é determinado por diversos genes. Quando o cruzamento entre dois animais com alto grau de braquicefalia é feito, o efeito destes genes pode se somar na ninhada, provocando o nascimento de animais que apresentem uma braquicefalia excessiva. Essa característica física indesejável gera vários problemas de saúde e bem-estar, entre eles a Síndrome Braquicefálica, também conhecida por Síndrome obstrutiva das vias aéreas superiores em cães braquicefálicos (BOAS).
No geral, essa síndrome provoca uma dificuldade respiratória e o animal não consegue respirar normalmente. É uma condição que progride e impede o animal de se exercitar, brincar, comer e dormir. Filhotes de cães com braquicefalia exagerada possuem maior risco de apresentarem a Síndrome Braquicefálica.
Assim, o criador que deseja um cuidado especial avalia cuidadosamente seus animais, sempre priorizando o bem-estar da ninhada. Se um animal com braquicefalia ligeiramente acima do normal é escolhido para reprodução, o mesmo nunca é cruzado com outro igual, mas sim com um animal menos braquicefálico, de maneira que esta característica seja corrigida na ninhada.
Neste ano a OFA licenciou nos Estados Unidos e Canadá uma escala de avaliação da função respiratória chamada de RFGS (do inglês Respiratory Function Grading Scheme), para ser inserida nos testes de saúde de relevância para as raças braquicefálicas. A escala RFGS foi criada pela Universidade de Cambridge e The Kennel Club do Reino Unido e orienta veterinários e criadores: primeiramente, esta escala demonstra como o médico veterinário deve realizar a classificação correta dos animais, em graus de 0 a 3, onde os animais de grau 0 e 1 são normais, enquanto os graus 2 e 3 são sintomáticos para a condição, sendo o último grau o de maior severidade, conforme descrito abaixo:
(CLIQUE PARA AMPLIAR)
A tabela abaixo descreve de forma detalhada quais critérios o médico veterinário deve levar em conta para realizar esta classificação adequada:
(CLIQUE PARA AMPLIAR)
De posse desta classificação para cada cão do plantel, criadores responsáveis podem direcionar os acasalamentos de forma a diminuir os riscos de reproduzir filhotes afetados pela síndrome, de acordo com a tabela abaixo. É importante notar que qualquer cão classificado como grau 3 deve ser excluído da reprodução.
(CLIQUE PARA AMPLIAR)
Além disto, se o criador utiliza como reprodutor um animal com algum ancestral que tenha braquicefalia excessiva e/ou tenha sido classificado como grau 3, este animal deve ser cruzado com outro que não apresente esta característica no pedigree, para corrigir esta tendência na ninhada. Essa pressão de seleção genética reduz as chances de reprodução de filhotes afetados pela síndrome, uma vez que identifica os animais saudáveis e impede a reprodução entre os casos mais severos.
É imprescindível respeitar os padrões da raça para cães com esta característica, pois os padrões já são o limite entre a saúde e a doença. Os problemas respiratórios não devem ser normalizados em animais braquicefálicos. Também é muito importante que o criador informe e oriente o tutor sobre os cuidados que deve ter ao adquirir um filhote braquicefálico, pois esta característica por si só, já traz alguns inconvenientes aos cães, que devem ter tratamento diferenciado na hora do banho, ao fazer exercícios e no calor.
Referências:
*AMERICAN VETERINARY MEDICAL ASSOCIATION (Usa) (org.). Health screening test rolled out for brachycephalic dog breeds: respiratory function grading scheme provides assessment for brachycephalic obstructive airway syndrome. Respiratory Function Grading Scheme provides assessment for brachycephalic obstructive airway syndrome. 2023. Escrito por Coco Lederhouse. Disponível em: <https://www.avma.org/news/health-screening-test-rolled-out-brachycephalic-dog-breeds?fbclid=IwAR1aZgVM9fx-pqzGBAKsVqRR7LZA-qAJEFMMgZPGI39UjYXv3f-3zt0kblE>. Acesso em: 13 fev. 2023.
**THE KENNEL CLUB (Uk). Respiratory Function Grading Scheme. [2023]. Disponível em: <https://www.thekennelclub.org.uk/health-and-dog-care/health/getting-started-with-health-testing-and-screening/respiratory-function-grading-scheme/>. Acesso em: 13 fev. 2023.
Colaboração: Aléxia Victória Ladeia
Graduanda em Medicina Veterinária pela UFBA
Bolsista de Iniciação Científica do grupo MegaGen-UFRGS
Bolsa Instituto Premier Pet